Total de visualizações de página

sábado, 28 de maio de 2011

Como todos sabem estamos em processo de reforma no Quintal Cultural! Com isso a programação hoje vai ser leve


A Companhia


A Cia. Fulanos ih! Sicranos é um núcleo de pesquisa teatral que desenvolve suas produções artísticas desde dezembro do ano de dois mil e sete, tendo como base a valorização e o engrandecimento da identidade cultural nordestina, com estima e relevância a diversidade cultural alagoana.

Nesses três anos a companhia conta com dois prêmios nacionais em seu currículo, Prêmio Myriam Muniz de Teatro 2010 pela Fundação Nacional de Artes – FUNARTE, com o projeto Conexão Joana Preta, projeto que tem como principal atividade a montagem do espetáculo A Pensão de Joana Preta, com estréia marcada para 10 de Março de 2012, e Prêmio Ação de Microprojetos culturais pelo Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura, que conta com os investimentos e apoio do Governo Federal, Funarte, Banco do Nordeste, Instituto Cidadania e Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas, prêmio que tem como principal atividade a circulação do espetáculo Contos de Cordel. Além disso, também faz parte da história da Cia. o espetáculo O Casamento da Filha do Retratista 2008, e a performance Natal de um Párea, inspirada no poema homônimo do teatrólogo alagoana Pedro Onofre, 2007. Em abril de 2010 a Cia. participou de uma Residência artística com o Grupo Clowns de Shakespeare – RN.

Release “Contos de Cordel”

Inspirado nos cordelistas que narravam seus versos em feiras públicas do nordeste brasileiro, “Contos de cordel” é um espetáculo narrativo, com caráter teatral e regionalista, intercalado por músicas autorais que dialogam com o universo da identidade cultural do povo nordestino. A música é executada ao vivo, e os textos trazem alegrias e lamentos de um povo sábio onde a poesia transborda em simplicidade. Estreou em maio de 2009 dentro do projeto Arte, Corpo e Movimento, promovido pelo SESC - AL, neste mesmo ano participou do projeto Quartas no Arena, promovido pela DITEAL e em março de 2010 foi um dos selecionados pela II Mostra de teatro do SESI - AL, fato que levou o espetáculo a cruzar as fronteiras do estado de alagoas, indo se apresentar em Natal – RN, entre outras tantas apresentações nas terras alagoas. O projeto Contos de Cordel, foi contemplado na Ação de Microprojetos culturais 2010 do programa Mais Cultura – Governo Federal conta com os investimentos do Ministério da Cultura, Funarte, Banco do Nordeste, Instituto Nordeste Cidadania e Secretaria do Estado da Cultura de Alagoas e conta com o apoio do Restaurante Mariah, Fundação Municipal de Ação Cultural e GW Produções.

Ficha Técnica

Direção: Fran Oliveira e Arthur Martins
Direção Musical: Luiz Martins
Figurino: Maria Helena e Fran Oliveira
Cenografia: Arthur Martins
Elenco: Arthur Martins e Fran Oliveira
Músicos: Jairon Santos e Luiz Martins
Técnica: Luciano Wagner e Gidelsom Silva
Apoio: Camila Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário