Total de visualizações de página

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

13-11-2010 Oficina de Beak com Zazo

A oficina teve como objetivo incentivar a prática do Break enquanto instrumento de transformação e inclusão de jovens de bairros periféricos. Nesse sentido, essa atividade foi utilizada como forma de proporcionar cultura e arte para jovens que vivem na ociosidade e propensos a ingressar em atividades ilícitas e/ou criminosas. Na oficina, ZaZo realizou uma explanação acerca das origens e elementos que compõe a Cultura Hip-Hop, tendo como foco principal o elemento BREAK que cada vez mais se expande nas periferias alagoanas.

Foi discutido a questão de que a dança “Break” deve ser entendida e dançada como forma de promover a paz e união entre a juventude, descartando assim, a rivalidade e os critérios competitivos que vem se fortalecendo entre os B-Boys.

Além disso, foi discutido que o break é um elemento muito importante para mobilização e conscientização da juventude para buscar um futuro digno para o nosso povo. Após a roda de diálogo, foi aberta uma roda de Break com a participação de jovens da comunidade do Bom Parto e Vila Brejal além dos convidados (ZaZo, Lil Jão e Jazzy Skarmix).

Após a divertida roda de break, foi realizado um lanche entre todos, onde a maioria dos jovens permaneceram para a atividade seguinte do Quintal Cultural a noite com a discussão sobre Zumbi dos Palmares, apresentação de capoeira e grupos de Rap. “Todo mundo acha bonito o break, muita gente sente interesse em participar, o problema é ter um local onde nós possamos aprender e continuar praticando”. Fala de um Jovem presente na oficina

“O Break surgiu para revolucionar os guetos americanos nos anos 80 e hoje revoluciona os Guetos Alagoano”. Fala de ZaZo

“O que a gente faz com o Hip-Hop é dar uma injeção de ânimo nas periferias, levantando a auto-estima da juventude e mostrando que podemos realizar grandes mudanças se estivermos unidos”. Fala de Jazzy – Dj e B-Boy

“Essas atividades culturais envolvendo as crianças aqui do bairro é muito importante, porque nos traz algo para nós que estamos rodeados de miséria e injustiças sociais. Eu vejo que a criançada aqui do bairro mudou bastante depois do contato com o Break, e isso é bom porque muitos deles serão propagadores desse movimento”. Fala de Antônio Severino – Morador do Bairro do Bom Parto e Artista Popular
Maior facilidade foi o interesse dos jovens em aprender mais sobre o Hip-Hop/Break, onde boa parte desses jovens já dançam break há algum tempo.

A Maior dificuldade no início foi de manter os jovens concentrados, mas logo depois esse problema foi superado, e todos se comportaram devidamente.
Em parceria com a Posse Atitude Periférica Hip-Hop, buscaremos realizar encontros de Hip-Hop aos domingos no espaço do Quintal Cultural. Nesses encontros será realizado inicialmente treinamentos e oficinas de Break, podendo expandir para oficinas de MC. Além disso, nesses encontros aos domingos serão realizados debates e atividades de formação política para a juventude.

É notório a importância da Cultura Hip-Hop como forma transformação de jovens de origem periférica no Brasil inteiro, aqui em Alagoas o elemento Break é o mais destacado e praticado. Porém existe uma falta de estrutura e organização para melhorar e difundir essa dança ainda mais. Muitos jovens sentem interesse em participar e ser praticante dessa dança, mas ainda não se tem local fixo onde se possa organizar oficinas de break para a comunidade. Para esses jovens dançar Break é importante, porém a dança por sí só não é suficiente, é necessário realizar um trabalho de formação política e acompanhamento desses jovens formando cidadãos conscientes para poder transformar a realidade em que estão inseridos.

Essa atividade foi de grande importância para todos que participaram, pois foi dado o primeiro passo em direção ao fortalecimento da cultura Hip-Hop naquela região. Todos estão entusiasmados com a idéia e logo mais esta idéia será concretizada.

Por Zazo XMP

veja as fotos no picasa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário