Total de visualizações de página

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Homenagens ( categoria iniciativa Cultural )

A coordenação do Quintal Cultural resolveu a cada quinzena homenagiar um grupo Cultural, pois os grupos culturais estão unidos e juntos mudando a figura da cultura popular e o homenagiado da vez é ...

MIRANTE CULTURAL - UM QUILOMBO CHAMADO JACINTINHO

O Mirante Cultural nasceu da iniciativa do Centro de Estudos e Pesquisas Afro-alagoano – QUILOMBO, com a intenção de trazer para a comunidade do Jacintinho uma discussão político-cultural.

Por entender que o bairro do Jacintinho tem Grupos de Capoeira, Coco de Roda, Dança Afro, Escolas de Samba, Bandas Afro e Bumba-Meu-Boi e ainda possui vários Terreiros de Matriz Africana, o mesmo pode ser considerado um quilombo urbano.

O CENTRO DE ESTUDOS AFRO-ALAGOANO iniciará o terceiro ano do projeto Mirante Cultural – “Um Quilombo Chamado Jacintinho ” (por trás da rádio 96 FM).O Mirante Cultural já teve dezenove edições, se apresentaram mais de noventa grupos culturais e a comunidade participou de todas as atividades.

O Mirante Cultural se consolidou como um espaço de disseminação e integração da cultura popular e afro.

O C.E.P.A.A Quilombo vem lutando pela requalificação do Mirante Kátia Assunção com o objetivo de transformá-lo em um espaço de fomentação de cultura e lazer. Dentro dessa requalificação visa trabalhar também a mudança do nome de mirante Kátia Assunção para um ícone da luta quilombola, homenageando assim, um símbolo da resistência negra.

O Mirante Cultural continuará defendendo a integração entre educação e arte, buscando sempre impulsionar os artistas locais, trabalhando a geração de renda e valorizando a cultura popular e afro-alagoana. O local, que já se consolidou como um espaço de disseminação e integração da cultura popular afro, promove, sempre na última sexta-feira de cada mês, apresentações culturais do Jacintinho e também de outros bairros.
Mais Informaçoes www.cepaquilombo.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário