Total de visualizações de página

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Homenagem do Quintal Cultural para... Sr Nelson Da Rabeca.

Como prometido mais uma homenagem para um musico Alagoano desse vez o escolhido foi, o grande Sr Nelson da Rabeca .

Viveu no meio do canavial trabalhando muito com 54 anos seu Nelson viu um jovem tocando violino na tv. Foi ate a mata cortou a madeira e acertou no ponto fez uma rabeca diz ele á uma entrevista.




Lançou em 2005 o CD Pros Amigos e em 2006/2007 teve o lançamento do DVD “Rabequiê - a vida e a obra de Nelson da Rabeca”, um documentário. Em 2008 foi lançado seu 3° Cd o `` O Segredo Das Árvores ´´ com apoio da Petrobrás e Ministério da Cultura.

Quando Nelson foi apresentado ao público alagoano anos atrás, as pessoas ficaram encantadas com aquele senhor, tão carismático na alegria de tocar seu instrumento, e que vivia um drama enfrentado por tantos alagoanos, a falta de moradia. Em todas as entrevistas, Seu Nelson falava do seu maior sonho “O que eu mais queria era ter uma casa pra receber meus amigos e todas as pessoas que me ajudam”. e conseguiu. Muitos produtores e músicos, entre eles Hermeto Pascoal, fizeram uma grande movimentação em Maceió, doaram seus cachês, promoveram eventos para arrecadar recursos e realizar o sonho da casa de Nelson e sua mulher Dona Benedita. um acasa verde com grandes janelas de madeirano centro historico de Marechal Deodoro.

Logo na entrada da cidade uma estatua do Seu Nelson da as boas vindas aos visitantes.
O risonho e sensível de Seu Nelson da Rabeca só se entristece em um momento: quando lembra que a vida "se esqueceu" de lhe ensinar a ler e escrever. Nelson da Rabeca é o monumento vivo à causa de preservação da cultura alagoana, o que nunca o impedio de fazer historia e hoje é um dos grandes nomes da musica popular Alagoana .

Me sinto muito lisonjeada em fazer essa matéria , pois a 2 meses estou fazendo um curso com Seu Nelson. de segunda a quarta-feira na Fundação Municipal de Ação Cultural / AL .
Muito simples e gentil Seu Nelson nos explica detalhe por detalhe como confeccionar o instrumento, aos poucos a madeira vai tomando forma ainda não terminei a minha mais ao ver “aquilo” que ainda nao parece com uma rabeca imagino o som que ela vai fazer, após a confecção o Seu Nelson vai nos ensinar a toca. então aguardem em brve Sakura da Rabeca rsrsr !!!!!!



Então fica ai a homenagen da equipe do Quintal Cultural ao Sr Nelson Da Rabeca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário